sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Apresentação de Croqui : Um desafio


Hoje eu vou falar com vocês a questão dos croquis para apresentação da proposta de figurino.
É aquele momento que você ja leu o roteiro, conversou com a equipe para entender como será a produção e qual a "cara" que cada personagem deverá ter.
Daí entra a criação do figurino com a sua proposta para cada personagem. É com esses croquis e com o mood board que o figurino é apresentado à direção para a aprovação ou possíveis ajustes. Por isso esse é o momento do figurinista "vender seu peixe".
É preciso deixar claro que não estou aqui para ensinar ninguém a fazer croqui. Até porque mal desenho uma casinha com um sol no fundo.
Mas e aí? Como apresentar uma proposta de figurino?

É importante perceber que o objetivo do croqui para esse momento é diferente do croqui que segue como base para  confecção da peça. O croqui de apresentação serve para você mostrar a sua ideia. E quando eu digo ideia, quero dizer que precisamos através desta ferramenta passar o clima, a sua leitura do personagem e principalmente traduzi-la através do desenho para mostrar para a produção/direção que a sua proposta está em sintonia com a proposta do diretor, dos atores, do pessoal de arte, fotografia, etc...
Pra isso, não precisamos sofrer em desenhar uma pence com perfeição, por exemplo. Mas por outro lado, o desenho precisa de encantamento. Quanto mais cores e texturas esse croqui tiver, mais clara ficará a sua interpretação. Ele precisa "encher os olhos".

Meu primeiro croqui foi feito no curso de Figurino. Tínhamos que fazer em média de 10 croquis cada um. Mas como já disse, eu não sei desenhar. Recorri então aos moldes disponíveis na internet e a partir do "esqueleto" do corpo, criei as roupas. E mesmo assim, penei, viu? Acho que gastei um quilo de borracha. Posso dizer que foi uma noite loooonga... kkkk

Meus croquis sem rosto e sem tempero. kkk

Croqui do vestido de noiva da protagonista + Mood Board
No dia da apresentação dos trabalhos, entendi essa questão da emoção. Meus croquis estavam sem sal nenhum. As proporções estavam até corretas mas eles estavam chatos, apáticos. E o que o figurinista quer é que o seu desenho cause aquele "Uau!". O ator precisa ver e se imaginar ali.
O croqui tem que impactar. Não tem jeito!

Por isso vale a pena investir mais tempo treinando o seu próprio riscado, seu jeito único de fazer. Vale investir num estojo de lápis de cor de boa fixação e uma cartela grande de cores. Se tiver noção de aquarela, tão melhor. Pode pirar um pouco com colagens. O importante é botar a criatividade para fora e surpreender.

E por essas minhas andanças cibernéticas, li um post do blog Just Lia onde ela mostra os croquis incríveis de um menino de só 18 anos e que tira muuuuita onda: Eberth Gabriel. Ele faz exatamente aquilo que eu estou falando nesse post. Vejam só:




Entenderam o espírito da coisa?
Imagina uma apresentação de figurino com uma foto destes croquis?!? Não iria causar um encantamento?

Óbvio que o Eberth tem um talento fora da curva. Mas o legal é que no instagram ele compara  o mesmo croqui de 2013 com o que ele fez recentemente e o traço evoluiu muito.
Não tem jeito, gente. Quase tudo nessa vida tende a melhorar com a repetição. Tem que treinar.

Espero que tenham gostado desse post. Devo todo conteúdo à Luisa (a prof do curso de figurino que fiz). Foi ela quem bateu muito nessa tecla da criatividade. Mas se eu  tiver escrevendo alguma besteira, óbvio que o erro é meu, né? É aquela velha frase: "eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende".  É bem por aí! kkkk

P.S. Não se esqueçam que a sua "piração" tem que ser traduzida para o figurino real. Caso contrário, vai virar aquela piada pronta de expectativa x realidade. E ninguém quer isso, né gente?

Beijos

Eliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário