segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Dica de filme: Dior e Eu


Você já deve ter pelo menos ouvido falar deste filme através da mídia na época da sua divulgação. Me lembro que ele chegou a entrar em várias salas de cinema (pelo menos aqui no Rio).
Este documentário mostra a entrada de Raf Simons como estilista da Dior após a saída conturbada do John Galiano (por causa de seus comentários antissemitas). O período retrata o desafio do novo estilista em criar uma coleção do zero em 2 meses e toda pressão que o processo envolve.
Achei o filme meio com cara de autopromoção do "incrível-mundo-Dior". mas vale muito a pena assistir para matar a curiosidade do que rola nos bastidores destes desfiles nababescos de alta-costura.
O que ficou para mim deste filme é que ele deixa na memória do espectador toda paixão que a equipe trabalha.
Apesar dos prazos apertados, dos desafios impostos pelo estilista, das brigas internas, todos trabalham duro e com muita paixão para fazer a magia acontecer.
Queria ressaltar algumas curiosidades do filme:

1) Raf Simons não desenha as suas criações. Ele ilustra suas ideias com recortes e vai explicando verbalmente os detalhes que serão desenhados por alguém da sua equipe. Isso prova por A+B que é possível criar em moda sem saber desenhar. Legal, né?




2) Tão ou mais difícil do que criar é saber executar o que o estilista idealiza. As duas mestres de costura tem a complexa função de coordenar toda equipe e traduzir para o tecido as ideias do estilista. O filme deixa bastante clara a importância das duas. Fantástico.




3) Prazos, prazos, prazos... Como lidar com a pressão de criar um vestido todo bordado praticamente do zero na véspera do desfile e manter todos calmos? Pois é. Que desespero, gente...



No geral, vale a pena ver o filme, ainda que seja para tentar entender a saída pra lá de repentina dele da Maison no final de outubro. Saiu uma reportagem na Vogue bastante interessante que acho que vale a leitura clicando aqui.

Eu acho que vale muito a pena ver o filme, ainda mais com a facilidade de assisti-lo no conforto de casa através do Now da Net.

Um beijo

Eliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário