terça-feira, 10 de novembro de 2015

Figurino com Consultoria Fashion?!?

Ontem começou a nova novela das 7 e a personagem da Juliana Paz brilhou. Ela é diretora de uma revista de moda e seu figurino já começou causando.


Investiguei e descobri que tanto a personagem dela quanto o de sua assistente estão sofrendo uma consultoria fashion do stylist Pedro Sales (que basta dar um google para ver que ele é "o cara" aqui no Rio). A figurinista Rosane Gonçalves disse em entrevista que é uma parceria muito produtiva e que juntos, conseguiram achar o tom certo: uma versão apimentada da Carine Roitfeld (diretora da Vogue Paris).


Na novela Verdades Secretas, o Dudu Bertholini foi consultor fashion também. Pelo que li, a função dele foi um pouco mais ampla, indo além da escolha do figurino. Ele guiou também os editoriais e desfiles da novela.


Outro caso deste tipo de parceria está no filme 007.
Desde Skyfall o Tom Ford trabalha com a figurinista Jany Temime. Mas pelo que li, é a figurinista quem faz o papel do "gorilão da bola azul" nas decisões do figurino, mesmo quando se trata de Tom Ford! kkk


Li uma entrevista dela no site da Esquire que é ela quem determina como serão os famosos ternos, smokings e acessórios do agente secreto mais pegador do cinema. Parece que ele dá suas sugestões operacionais e produz. Simples assim. Claro que não podemos comparar esse case às nossas novelas, né? Imagina o quanto o Tom Ford deve faturar em vendas vestindo James Bond? Ele tem mais é que falar: "Saúde!" antes mesmo da Janyzinha espirrar. kk Até porque a francesa é fera. Ela já assinou nada menos que o figurino de Harry Potter.


Enfim... O que eu acho interessante observarmos que essas "parcerias" com consultores estão cada vez mais frequentes. Será essa uma tendência? Será que eles estão suprindo uma demanda por falta de uma "fashionização" dos figurinistas? Ou será que eu estou viajando e esses são casos pontuais pelo fato de serem produções que falam sobre o mundo da moda tal qual um historiador dá consultoria quando se trata de uma produção de guerra, por exemplo?

Vale a pena a gente acompanhar as próximas produções, né? Por enquanto, vamos seguir observando...


Beijos

Eliana




Nenhum comentário:

Postar um comentário