domingo, 8 de novembro de 2015

Marília Carneiro no Ofício em Cena

Oi, pessoal.
Vocês conhecem o programa Ofício em Cena exibido na Globo News?
É um programa de entrevistas feita por artistas para artistas. Explico: no programa os atores, diretores explicam seu ofício. Na plateia estão estudantes e artistas querendo conhecer e se aprofundar no processo criativo do entrevistado. É um programão. É mais curto do que deveria, mas muuuito rico.
E pela primeira vez, uma figurinista foi a entrevistada. Corrijo, foi "a" figurinista mais incensada da Globo: Marília Carneiro.


Para quem não conhece, basta dar um google para ver que foi obra dela o figurino "masculinizado" da Regina Duarte no seriado Malu Mulher e as famosas meias de lurex da Sonia Braga na novela Dancing Days. Preciso falar mais?!?

Esse programa está disponível no Now da Net mas para outras operadoras, é possível assistir pela internet através do globosat play.
Vou aqui mastigar os assuntos que mais me chamaram a atenção e que acho que vale a pena guardar. Portanto, dou o aviso de spoiler, hein? kkk

Ela começa o programa explicando a importância do figurino para a construção de um personagem:

"O figurino é uma direção externa usando a vestimenta. Isso a primeira vista parece fácil, mas não é!"

"Um figurino não pode aparecer mais que o personagem. Você não pode olhar o figurino e esquecer o que  o personagem está falando."

Num dado momento, uma estudante de figurino pergunta a ela qual seria o diferencial de um bom figurinista e ela é taxativa:"É a vocação. Não tem como contrariar a sua vocação". Ela ainda cita a biografia da Edith Head onde ela fala que a melhor coisa é desistir. É o caminho mais fácil, porque nenhum figurinista fica milionário e que o figurino não é considerado de 1° ordem. Mas que quando existe a vocação, não há segunda opção. Não há saída.

Ela ainda aponta a importância da formação do olhar. A internet, o estudo da historia da arte, da observação do cotidiano, as pessoas no meio da rua. Esse é um grande exercício. A cabeça não pode parar de observar nunca.

Ela também conta várias histórias curiosas que viveu nesses anos de ofício, seus erros e saias justas. Ela contou também que está trabalhando na produção do figurino de "Ligações Perigosas", onde ela está tentando desconstruir os anos 20, 30 e aproximá-lo ao gosto de 2015 que, segundo ela, está sendo um grande desafio: "Vamos ver se isso vai dar certo!". Alguém tem alguma dúvida?

Espero que tenham gostado da dica.

Beijos

Eliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário